Residencial Geriátrico Cristo Redentor - Lar para Senhoras
observar e perguntar

Blog Lar Cristo Redentor

Observar e Perguntar

Escolher uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) não é fácil. E além da dificuldade, ainda vem junto uma grande responsabilidade sobre os cuidados que serão prestados ao seu familiar. Veja aqui algumas dicas sobre o que é importante observar e perguntar durante uma visita a uma ILPI: 

REGULARIZAÇÃO 

Toda ILPI precisa ter uma série de documentos registrados. Eles são a garantia que todo o serviço está sendo feito da forma correta. 

> Portanto: 

– Verifique se a Instituição é regularizada pela ANVISA 

– Peça para ver o Alvará da Vigilância Sanitária, veja se está dentro da validade 

INSTALAÇÕES 

O dia a dia do seu familiar será neste local, essa será a nova casa dele! Você também precisa se sentir em casa! Além disso, a casa precisa estar adequada para receber pessoas com dificuldade de locomoção. 

> Portanto: 

– Perceba se o local é limpo, agradável, ventilado 
– Observe a climatização da casa, se tem ventilador e ar condicionado 

– Tenha atenção à acessibilidade da casa: rampa, corrimão, acessos livres, banheiros para cadeirante 

SEGURANÇA 

Prevenir é melhor que remediar! Todos os cuidados de segurança são válidos e importantes! Também existem documentos importantes a serem verificados. 

> Portanto: 

– Pergunte sobre itens de segurança: extintores, alvará de bombeiros 

– Veja se a casa tem câmeras e cerca elétrica

 ALIMENTAÇÃO 

É muito importante que a parte alimentar seja boa e completa! Idosos podem perder peso muito rápido e isso pode ser bastante perigoso. 

> Portanto: 

– Certifique-se que a ILPI tem Nutricionista 

– Visite a cozinha 

– Verifique o cardápio

VISITAS 

Estar pertinho do seu familiar é fundamental. Mas especialmente após a Covid-19, as formas de visitação de uma ILPI mudaram bastante. 

> Portanto: 

– Pergunte sobre horários de visitas 

– Veja em que local da casa são realizadas as visitas 

– Saiba se existem restrições de frequência ou quantidade de pessoas

EQUIPE DE ATENDIMENTO 

Apesar de uma ILPI ser um ambiente coletivo, cada idoso é único e merece o atendimento mais particular e personalizado possível. É fundamental saber detalhes sobre a equipe de atendimento. 

> Portanto: 

– Observe a cordialidade da equipe 

– Veja como a equipe conduz e trata os residentes 

– Importante saber se conta com uma equipe multidisciplinar: médico, enfermeira, nutricionista, pedagoga, educadora física, fisioterapeuta

CUIDADOS ESPECIAIS E PACIENTES ACAMADOS 

Podemos receber pacientes nas mais variadas situações: acamados, com uso de sonda de alimentação, em processos de recuperação de AVC, com feridas de úlcera de pressão (escara), cadeirantes, e muitas outras situações clínicas. Mesmo que seu familiar não esteja precisando de cuidados mais especializados agora, pode ser que mais adiante seja necessário. 

> Portanto: 

– Pergunte se tem aparelhos de tratamento/emergência: nebulizador, aspirador de vias aéreas, concentrador de oxigênio. 

– Veja se possui cama hospitalar, caso seja necessário 

– Em caso de pacientes com alimentação por sonda: 

– Verifique quem se responsabiliza pelas dietas enterais 

– Pergunte se a casa oferece os materiais (sonda, frasco, equipo) 

– Veja a capacitação da equipe para atender essa demanda 

– Pergunte se tem Enfermeira habilitada a fazer troca de sonda nasoenteral

MENSALIDADE 

Por fim, a pergunta que não quer calar! Mas fundamental para escolher uma ILPI. São muitas variáveis que podem conter numa mensalidade, e nem sempre tudo é bem explicado. 

> Portanto: 

– Tenha clareza no valor final da mensalidade 

– Pergunte sobre taxas adicionais, custos extras, décima terceira mensalidade 

– Anote tudo que está incluído: produtos de higiene, materiais básicos de atendimento, roupa de cama, toalhas de banho, fraldas, absorventes, entre outros 

– Saiba todos os serviços incluídos no valor: quantas visitas do médico, atividades adicionais, psicomotricidade, educação física, nutricionista, etc.

O LAR CRISTO REDENTOR preza pela clareza na comunicação com todos! Transparência no atendimento é a chave para firmar essa parceria de cuidado junto com as famílias. Venha nos visite e conheça todos os detalhes da nossa casa. E se ficar alguma dúvida, PERGUNTE! 😉

Compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp