Escolher uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) não é fácil. E além da dificuldade, ainda vem junto uma grande responsabilidade sobre os cuidados que serão prestados ao seu familiar. Veja aqui algumas dicas sobre o que é importante observar e perguntar durante uma visita a uma ILPI:
REGULARIZAÇÃO
Toda ILPI precisa ter uma série de documentos registrados. Eles são a garantia que todo o serviço está sendo feito da forma correta.
> Portanto:
– Verifique se a Instituição é regularizada pela ANVISA
– Peça para ver o Alvará da Vigilância Sanitária, veja se está dentro da validade
INSTALAÇÕES
O dia a dia do seu familiar será neste local, essa será a nova casa dele! Você também precisa se sentir em casa! Além disso, a casa precisa estar adequada para receber pessoas com dificuldade de locomoção.
> Portanto:
– Perceba se o local é limpo, agradável, ventilado
– Observe a climatização da casa, se tem ventilador e ar condicionado
– Tenha atenção à acessibilidade da casa: rampa, corrimão, acessos livres, banheiros para cadeirante
SEGURANÇA
Prevenir é melhor que remediar! Todos os cuidados de segurança são válidos e importantes! Também existem documentos importantes a serem verificados.
> Portanto:
– Pergunte sobre itens de segurança: extintores, alvará de bombeiros
– Veja se a casa tem câmeras e cerca elétrica
ALIMENTAÇÃO
É muito importante que a parte alimentar seja boa e completa! Idosos podem perder peso muito rápido e isso pode ser bastante perigoso.
> Portanto:
– Certifique-se que a ILPI tem Nutricionista
– Visite a cozinha
– Verifique o cardápio
VISITAS
Estar pertinho do seu familiar é fundamental. Mas especialmente após a Covid-19, as formas de visitação de uma ILPI mudaram bastante.
> Portanto:
– Pergunte sobre horários de visitas
– Veja em que local da casa são realizadas as visitas
– Saiba se existem restrições de frequência ou quantidade de pessoas
EQUIPE DE ATENDIMENTO
Apesar de uma ILPI ser um ambiente coletivo, cada idoso é único e merece o atendimento mais particular e personalizado possível. É fundamental saber detalhes sobre a equipe de atendimento.
> Portanto:
– Observe a cordialidade da equipe
– Veja como a equipe conduz e trata os residentes
– Importante saber se conta com uma equipe multidisciplinar: médico, enfermeira, nutricionista, pedagoga, educadora física, fisioterapeuta
CUIDADOS ESPECIAIS E PACIENTES ACAMADOS
Podemos receber pacientes nas mais variadas situações: acamados, com uso de sonda de alimentação, em processos de recuperação de AVC, com feridas de úlcera de pressão (escara), cadeirantes, e muitas outras situações clínicas. Mesmo que seu familiar não esteja precisando de cuidados mais especializados agora, pode ser que mais adiante seja necessário.
> Portanto:
– Pergunte se tem aparelhos de tratamento/emergência: nebulizador, aspirador de vias aéreas, concentrador de oxigênio.
– Veja se possui cama hospitalar, caso seja necessário
– Em caso de pacientes com alimentação por sonda:
– Verifique quem se responsabiliza pelas dietas enterais
– Pergunte se a casa oferece os materiais (sonda, frasco, equipo)
– Veja a capacitação da equipe para atender essa demanda
– Pergunte se tem Enfermeira habilitada a fazer troca de sonda nasoenteral
MENSALIDADE
Por fim, a pergunta que não quer calar! Mas fundamental para escolher uma ILPI. São muitas variáveis que podem conter numa mensalidade, e nem sempre tudo é bem explicado.
> Portanto:
– Tenha clareza no valor final da mensalidade
– Pergunte sobre taxas adicionais, custos extras, décima terceira mensalidade
– Anote tudo que está incluído: produtos de higiene, materiais básicos de atendimento, roupa de cama, toalhas de banho, fraldas, absorventes, entre outros
– Saiba todos os serviços incluídos no valor: quantas visitas do médico, atividades adicionais, psicomotricidade, educação física, nutricionista, etc.
O LAR CRISTO REDENTOR preza pela clareza na comunicação com todos! Transparência no atendimento é a chave para firmar essa parceria de cuidado junto com as famílias. Venha nos visite e conheça todos os detalhes da nossa casa. E se ficar alguma dúvida, PERGUNTE! 😉