Residencial Geriátrico Cristo Redentor - Lar para Senhoras
cuidados com a pele

Blog Lar Cristo Redentor

Cuidados com a pele

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano. São muitas as suas funções: proteção mecânica contra traumas, regulação da temperatura, percepção de estímulos dolorosos, participação na síntese de vitamina D, funções excretoras de toxinas e resíduos do metabolismo.

Com o passar da vida, nossa pele vai revelando sinais do tempo. Rugas ao redor dos olhos, manchas, surgimento de “vasinhos”, olheiras. A pele também vai perdendo a elasticidade e torna-se mais flácida e ressecada. Alguns hábitos de vida, como tabagismo e alimentação inadequada, podem antecipar e acentuar esses sinais.

Medidas gerais de cuidado com a pele podem ajudar na prevenção de algumas dessas alterações, como a hidratação adequada de áreas como cotovelos e joelhos e a não utilização de sapatos fechados por períodos prolongados. No entanto, é importante notar que as queixas possuem diferentes causas, bem como gravidades distintas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o contato com o Sol é importante para a produção de vitamina D em nosso organismo. No entanto, quando nos expomos de forma descuidada, a radiação solar é um fator de risco considerável para o desenvolvimento de tumores cutâneos.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Secretaria da Pessoa Idosa, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lançou em 2019 uma cartilha sobre os cuidados com a pele do idoso. A cartilha informa sobre as principais doenças de pele que podem surgir no envelhecimento, bem como várias orientações sobre cuidados e prevenção!

https://www.sbd.org.br/mm/cms/2019/03/18/cartilha2sbd-cuidados-da-pessoa-idosasite.pdf

O Lar Cristo Redentor mantém rotina de hidratação de pele de todas as residentes, usando cremes com óleo de girassol sempre após o banho! Além disso, estamos sempre atentos ao surgimento de alguma lesão ou outro sinal diferente! Venha nos visitar e veja de pertinho!

Compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp